sexta-feira, 15 de março de 2013

DIA DA ESCOLA



(Artigo publicado originalmente no jornal Dez Minutos, no dia 15/03/13)

Hoje é Dia da Escola. Acredito que a educação é o caminho da elevação intelectual, profissional e de libertação das pessoas. É a educação que nos faz cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres, cobrando melhoria dos serviços públicos e escolhendo representantes políticos que garantam, por exemplo, educação com qualidade para todos. Como dizia o sábio educador Paulo Freire: “A educação sozinha não transforma a sociedade, mas sem ela tão pouco a sociedade muda”.

É preciso superar os problemas na educação do Amazonas: professores com baixos salários e sem a garantia de alguns direitos trabalhistas; e alunos estudando em escolas ruins, com péssima estrutura, sem bibliotecas e com salas de aula superlotadas.

Já foi provado que quanto menos alunos em sala de aula, melhor é o aprendizado dos estudantes. Por isso, consegui aprovar na Assembleia Legislativa Projeto de Lei que limita o número de alunos por sala. Espero que o governador sancione logo essa proposta.

Também apresentei outros projetos de leis que objetivam uma educação de qualidade e democrática, com conselho escolar, associação de pais e mestres e grêmio estudantil, além de manutenção periódica dos prédios escolares, evitando que ao longo do ano os estudantes fiquem sem aulas. E mais: a obrigatoriedade de contratar psicólogos e assistentes sociais para todas as escolas. 

Tenho participado das manifestações dos profissionais da educação que lutam por bons salários e, acima de tudo, para que os governantes ofereçam uma educação digna aos amazonenses.

Defendo que todos os dias sejam Dia da Escola. É a escola que será, juntamente com a família e a sociedade, um instrumento de transformação social e formadora da nação brasileira. 

PS.: Aproveito para lembrar de uma grande educadora e lutadora de fé que sempre pregou a unidade e a fraternidade: Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares e que ontem completou seu quinto ano de falecimento. Um Movimento que discute a política, a economia de comunhão e a fraternidade.

José Ricardo Wendling, economista e deputado estadual pelo PT
deputado.josericardo@aleam.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário