quinta-feira, 7 de março de 2013

ALEAM homenageia os 33 anos do PT

Foto de André Matos

Manaus hoje passou a conhecer um pouco mais do Partido que muda o Brasil. Um partido que tem 33 anos de fundação, governa o Brasil a 10, foi criado de forma diversa e ampla, acolhendo em seu seio as mais diversas tendências do socialismo mundial, mas que tem por projeto para o Brasil o socialismo democrático, o Projeto Democrático e Popular.


No Amazonas o PT está organizado com Diretórios Municipais em todos os 62 Municípios do Estado, sendo que na Capital temos 4 Diretórios Zonais. O PT tem em seu Diretório Estadual 45 membros, com uma Comissão Executiva com 15 membros, além de 11 Setoriais, que discutem os mais diversos temas setoriais que envolve nossa realidade brasileira tais como: combate ao racismo, meio ambiente, questão indígena, questão agrária, LGBTs, e tantos outros.

O PT tem sua presença na institucionalidade do Estado em uma progressão ascendente. Elegemos nas últimas eleições 54 Vereadores e Vereadoras, 8 Vice-prefeitos (as), 3 Prefeitos e Uma Prefeita. Disputamos o segundo turno na capital com um candidato a Vice, elegemos 2 Vereadores e uma Vereadora na Capital, sendo este o maior resultado que obtivemos na história. Temos 2 Deputados Estaduais, 1 Deputado Federal ( sendo este o mais votado do pleito), um suplente de Senador, que já assumiu o mandato por quatro anos e mandou ver nos grandes temas nacionais.

O Partido compõe a base de apoio do Governo do Estado do Amazonas, sendo o Deputado Sinésio Campos o líder do Governo já por três mandatos. Estamos na gestão do Governador Omar Aziz em diversas secretarias e outras institucionalidades, tais como: Instituto de Terras do Amazonas, Secretaria de Estado da Mineração e Recursos Hídricos, Secretaria de Estado de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Estado do Trabalho, além de termos companheiros na gestão de outras institucionalidades do Estado como UEA e outros.

O Amazonas está mudando sua cara, um Estado que cresce de maneira impressionante, a capital Manaus é um verdadeiro canteiro de obras, e nosso partido tem um papel importantíssimo nestas mudanças, pois vem ajudando significativamente para essas mudanças.

As políticas federais para o estado tem sido de grande importância para alavancar os investimentos que o estado vem fazendo, tanto pelo setor público como pela iniciativa privada. Uma das políticas é a habitacional, através do programa Minha Casa Minha Vida. São milhares de novas unidades habitacionais financiadas e subsidiadas pelo governo federal em andamento.

A prorrogação da Zona Franca de Manaus pelo Presidente Lula até 2023, e depois o anuncio da prorrogação pela Presidenta Dilma até 2073, assegurou aos investidores do polo industrial de Manaus, que seus investimentos não seriam em vão. Sem essas prorrogações, já estaríamos em franco processo de desmonte de nosso polo industrial, pois tudo que o PSDB e os paulistas queriam era que chegasse 2013 para terminar com a ZFM.

Os vultuosos investimentos em energia no Estado são gigantescos. Somente na questão do Petróleo e Gás, nossos governos se agigantaram, construindo o gasoduto Coari-Manaus, as diversas termoelétricas na cidade de Manaus, a integração energética de Manaus ao Sistema Nacional através do linhão de Tucuruí que está em franca execução.

As obras viárias que serão realizadas pelo Governo do Estado com apoio da Presidenta Dilma já anunciadas também constituem-se como importantes contribuições que o PT vem dando ao Brasil e o Estado do Amazonas em especial.

Não falei aqui das políticas de popularização do crédito implantada por nosso governo, além do maior programa mundial de distribuição de renda, o Bolsa Família. Este programa é sem nenhuma dúvida o grande alavancador do consumo e da produção no país.

Para concluir, sabendo que poderia aqui escrever um tratado sobre o legado do PT ao país, quero salientar somente mais uma coisa que considero muito importante, que é democratização dos espaços de decisão política. O Brasil passou por um processo jamais visto de consulta à sociedade, foram milhares e milhares de conferências setoriais das mais diversas temáticas, transformando o país em verdadeiro espaço da democracia participativa, onde os grupos sociais passaram a opinar sobres as políticas públicas para cada setor da sociedade. Este fato nos levará a constituição de um gigantesco sistema nacional de participação popular.

Portanto, um partido que propugna um programa político democrático e popular, não poderia deixar de lado o principal viés de nossa luta, a participação. Sem participação não haverá democracia. Saibamos que a classe trabalhadora deste país tem muito mais a oferecer ao conjunto da nação, e não há ferramenta política no espectro atual brasileiro que substitua o PT.

Venha para o PT e faça parte desta história que seus netos e bisnetos irão se orgulhar em tê-lo como ancestral!







Nenhum comentário:

Postar um comentário